Petrobras reafirma plano de expandir e duplicar unidades de fertilizantes

Wait 5 sec.

A presidente da Petrobras, Magda Chambriard, voltou a afirmar a estratégia da estatal de duplicar a capacidade de produção de fertilizantes no Brasil por meio de unidades próprias, em um movimento alinhado aos objetivos do Plano Nacional de Fertilizantes.O movimento faz parte do projeto de redução de dependência externa do país em um insumo considerado estratégico para o agronegócio.A sinalização foi feita nesta quarta-feira (24) pela presidente da Petrobras, ao comentar os projetos da companhia para o segmento. Segundo ela, a estatal busca identificar oportunidades que conciliem disciplina de capital, retorno financeiro e contribuição ao desenvolvimento nacional. Leia Mais Petrobras avalia como tornar Brasil autossuficiente em diesel e gasolina Petrobras mira zerar importação de diesel em até cinco anos Magda diz que 'fase de desinvestimentos da Petrobras acabou' “Estamos considerando a hipótese de duplicar todas essas nossas fábricas, seja a Ansa, as Fafens ou a UFN-III, no Centro-Oeste“, afirmou a executiva.A executiva destacou a elevada dependência brasileira das importações de fertilizantes e defendeu maior participação da Petrobras no abastecimento doméstico.“Falamos muito do país do agro, falamos muito que o agro é pop, mas nos conformamos em importar fertilizantes no volume que o Brasil vem importando. É isso que a Petrobras vem atender.”Chambriard reforçou que a localização da unidade em construção em Mato Grosso do Sul traz vantagens competitivas. “O Centro-Oeste concentra cerca de 40% da demanda nacional de ureia. Ganhamos uma brutal redução de custos logísticos, além de aumentar a confiabilidade do abastecimento”, disse.