A Petrobras (PETR4) planeja importar diesel em julho, após passar os meses de abril, maio e junho sem compras externas desse combustível, afirmou a presidente da companhia, Magda Chambriard, nesta quinta-feira (25).Até então, a companhia vinha atendendo à demanda por diesel exclusivamente com produção própria.A declaração da executiva ocorreu durante evento para assinatura de contratos de empresas vencedoras das licitações para finalização das obras da Unidade de Fertilizantes Nitrogenados (UFN-III), em Três Lagoas (MS), com a presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.Também em seu discurso, Chambriard afirmou que a produção da companhia está se aproximando de 3 milhões de barris por dia.Desde o final de fevereiro, quando começou o conflito no Oriente Médio, o abastecimento de diesel no Brasil passou a gerar preocupação, já que entre 25% e 30% do consumo interno depende de importações. A Petrobras responde por cerca de 70% desse mercado, considerando tanto a produção nacional quanto as compras externas.Para lidar com esse cenário, a estatal elevou a produção e adiou paradas de manutenção em refinarias, o que possibilitou cumprir os contratos dos últimos meses sem recorrer a importações.Em declarações recentes, Chambriard afirmou que a meta é alcançar a autossuficiência em diesel, atendendo à demanda contratada sem necessidade de importar o produto.*Com informações da Reuters