Presidente do Fed de Chicago alerta para inflação dos EUA acima da meta e vê juros indo na ‘direção errada’

Wait 5 sec.

O presidente do Federal Reserve (Fed) de Chicago, Austan Goolsbee, afirmou nesta segunda-feira (22) que a inflação continua sendo a principal preocupação da política monetária dos Estados Unidos e alertou para o risco de que as pressões sobre os preços se mostrem mais persistentes do que o esperado.Em entrevista à rádio americana Marketplace, Goolsbee destacou que a inflação permanece bem acima da meta de 2% do Fed e, segundo ele, tem seguido na direção errada.SAIBA MAIS: Onde investir para buscar maximizar o seu patrimônio?Use o simulador gratuito do Money Times e receba recomendações de investimento com estratégia e segurança“Estamos lidando com um problema inflacionário que continua acima da meta e que tem piorado”, afirmou Goolsbee, acrescentando que não se arrepende do seu voto dissidente na última reunião de política monetária do Fed.O dirigente reconheceu que alguns fatores que impulsionaram os preços podem ser temporários, como os efeitos de tarifas comerciais e das tensões geopolíticas no Oriente Médio. No entanto, demonstrou preocupação com a inflação de serviços, segmento que historicamente apresenta comportamento mais persistente.Para Goolsbee, um dos principais desafios do banco central é determinar se a inflação elevada será duradoura. Ele lembrou que o Fed já subestimou, no passado recente, a permanência de choques inflacionários e ressaltou a importância de preservar a credibilidade da instituição.“O fator crucial é saber o quanto devemos nos preocupar com a possibilidade de a inflação permanecer em níveis de 3% ou 4%, em vez de voltar naturalmente para a meta”, continuou ele.Sobre a comunicação do BC americano, Goolsbee manifestou simpatia pela decisão do presidente Kevin Warsh de se afastar da orientação futura e das especulações frequentes sobre juros, descrevendo a abordagem “menos é mais” como algo que ele considera, em linhas gerais, “bastante convincente”.