Linha 6-Laranja do Metrô: quando será inaugurada a Estação 14-Bis?

Wait 5 sec.

O governo Tarcísio de Freitas já cogita o cenário de que nem toda a Linha 6-Laranja esteja pronta até 2027. O contrato com a concessionária Acciona estabelece que a empresa tem até outubro do próximo ano para concluir a obra.Nesta quinta-feira (25) o diretor-presidente da Artesp (Agência Reguladora de Transporte do Estado de São Paulo), André Isper, admitiu ao Estadão que a Estação 14 Bis-Saracura, na Bela Vista, centro da capital, pode ficar para depois. Essa parada teve as obras interrompidas em 2022 após a descoberta de um sítio arqueológico no loca.“Essa estação em particular talvez não seja inaugurada em 2027. Não posso te afirmar um prazo final”, disse Isper. Procurada, a companhia ainda não se manifestou. Leia Mais Infra S.A. abre consulta para concessão de terminais da Ferrovia Norte-Sul Porto de Paranaguá investe R$ 81 milhões em subestação de energia Escala 6x1 chega à aviação e reacende debate sobre fadiga de tripulantes Em entrevista ao Estadão em fevereiro deste ano, o CEO da Acciona no Brasil, André De Angelo, já havia reconhecido a dificuldade. “Será um desafio muito grande colocá-la em operação em 2027 junto às demais estações.”O Governo e a Acciona inauguram na próxima semana as primeiras seis estações da linha. Por enquanto, apenas as unidades João Paulo I e Freguesia do Ó, na zona norte, e Santa Marina, Água Branca, Sesc-Pompeia e Perdizes, na zona oeste, vão funcionar. Em outubro deste ano, o transporte ganha mais duas paradas: Brasilândia e Itaberaba-Hospital Vila Penteado, na zona norte.O contrato prevê a abertura do trajeto completo, que inclui 15 estações, até outubro de 2027. O presidente da Artesp destaca que, embora a 14 Bis possa não ser entregue, o restante da linha está dentro do cronograma. “No próximo ano, vai operar da Brasilândia até a São Joaquim, que é o mais importante.”Hoje, só 15% da obra na 14 Bis está pronta. “Ela atrasou bastante por uma questão de licenciamento histórico-cultural. Foi uma questão muito particular. Mas o que interessa é que agora a obra está andando, a construtora está fazendo um esforço grande para recuperar o cronograma.”Em 2022, um sítio arqueológico do Quilombo Saracura foi descoberto no local durante as escavações. A unidade fica ao lado da Praça 14-Bis. O achado levou a estação a ser rebatizada para 14 Bis-Saracura. No local, foram encontrados mais de 100 mil artefatos ligados ao quilombo.“O ritmo de escavação está inferior ao esperado, porque estamos seguindo todas as orientações dadas pelo Iphan (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional)”, afirmou em fevereiro o CEO da Acciona.Em março, o Iphan autorizou a retomada das obras após realizar uma análise técnica no sítio arqueológico. “Indícios apontam para a existência da estrutura de um possível terreiro e de outros objetos ligados à religiosidade afro-brasileira”, declarou o órgão sobre o espaço. Estruturas de drenagem do córrego Saracura também foram encontradas. O instituto propôs que a concessionária exiba alguns dos objetos encontrados dentro da própria estação, para que fiquem acessíveis à comunidade.Negociamos mais seis estações na Linha 6-Laranja, diz CEO da Acciona | Money NewsBrasil e vizinhos se unem por “Rota Amazônica”; saiba o que é