O Irã realizou ataques contra o Kuwait e o Bahrein em resposta aos recentes ataques dos EUA neste sábado (27), infomou a IRGC (Guarda Revolucionária Islâmica).A ofensiva foi uma operação conjunta entre as forças navais e aeroespaciais da IRGC, que afirmou que qualquer violação do cessar-fogo contradiz o Acordo de Islamabad e paralisará os processos em andamento.O grupo informou que embarcações que violarem as normas serão tratadas com maior rigor, e que qualquer “agressão inimiga” receberá “uma resposta esmagadora”.A ofensiva iraniana acontece horas após o CENTCOM (Comando Central dos EUA) informar que as Forças Armadas dos EUA realizaram mais ataques contra alvos iranianos nas imediações do Estreito de Ormuz.Em publicação na rede social X, o CENTCOM afirmou que o ataque acontece após o Irã lançar um drone que atingiu um petroleiro de bandeira panamenha na manhã deste sábado.O Exército americano informou que aeronaves militares tiveram como alvos alvos infraestrutura de vigilância militar iraniana, sistemas de comunicação, locais de defesa aérea, instalações de armazenamento de drones e capacidades de lançamento de minas.O trânsito de embarcações comerciais pelo Estreito de Ormuz deve continuar normalmente, acrescentou a nota.(Com informações da Reuters)Em atualização*Por que o Estreito de Ormuz é tão importante para a economia do mundo?