O governo iraniano atribuiu aos Estados Unidos a responsabilidade pela troca de ataques ocorrida na sexta-feira; uma troca de bombardeios na qual forças iranianas atacaram posições americanas na região, enquanto o Exército dos Estados Unidos atacou vários alvos das forças de vigilância costeira da República Islâmica.Os Estados Unidos argumentam que seus bombardeios ocorreram em resposta a novos ataques iranianos a navios no Estreito de Ormuz. O Irã, por outro lado, limitou-se a declarar, a esse respeito, que está simplesmente ordenando que os navios sigam as rotas estabelecidas por Teerã no estreito.Leia tambémModelo brasileira está entre as vítimas dos terremotos na VenezuelaA morte da ex-moradora de Gama, no Distrito Federal, foi confirmada nesta sexta-feira, 26, pelo irmão dela, Thiago Nogueira, nas redes sociaisSeja como for, o Ministério das Relações Exteriores iraniano declarou que a operação militar norte-americana da noite passada constitui uma “violação flagrante, por parte dos Estados Unidos, do Memorando de Entendimento” assinado entre os dois países e aproveitou a ocasião para denunciar também ataques simultâneos de Israel no Líbano.O Ministério das Relações Exteriores adverte que “a República Islâmica do Irã defenderá a soberania, a segurança e os interesses nacionais do país com todas as suas forças” e que qualquer reação armada de sua parte constitui um “ataque defensivo”.“Evidentemente, a responsabilidade pelas consequências dessa situação recai sobre o regime norte-americano agressor e violador do acordo, bem como sobre as partes que, de alguma forma, sejam cúmplices dos atos de agressão dos Estados Unidos contra o Irã”, acrescenta o Ministério.“Nesse sentido, destaca-se a necessidade de que todos os países situados na costa sul do Golfo Pérsico adiram ao princípio da boa vizinhança e respeitem o princípio fundamental do direito internacional que proíbe os agressores de utilizar seu território e instalações para cometer atos de agressão contra a República Islâmica do Irã”, concluiu o Ministério iraniano.The post Irã culpa os EUA por troca de ataques e denuncia “violação flagrante” do cessar-fogo appeared first on InfoMoney.