A Copa do Mundo do Uruguai termina em fracasso, atritos e nenhuma vitória

Wait 5 sec.

O Uruguai deu adeus à Copa do Mundo nesta sexta-feira ao ser eliminado sem conquistar uma vitória. A equipe comandada por Marcelo Bielsa caiu ainda na fase de grupos e tornou-se a única representante da Conmebol a não avançar às oitavas de final em um torneio de 48 seleções, formato criado justamente para ampliar as chances das principais potências do futebol.Bicampeã mundial, a seleção uruguaia foi eliminada após derrota por 1 a 0 para a Espanha. Antes disso, havia empatado com a Arábia Saudita e com Cabo Verde, estreante em Copas do Mundo, pelo Grupo H.Em um Mundial ampliado, no qual 32 das 48 seleções se classificam para o mata-mata, a campanha uruguaia figura entre as maiores decepções da competição. Leia Mais Japão é a maior vítima de Neymar pela Seleção Brasileira; veja os números Craque do Japão, Maeda se tornou herói em título escocês nesta temporada Copa: RD Congo mira vaga inédita no mata-mata em decisão contra Uzbequistão A eliminação ganha contornos ainda mais frustrantes pelo elenco à disposição de Bielsa. Federico Valverde, Rodrigo Bentancur, Manuel Ugarte e Darwin Núñez formavam a base de uma equipe apontada como favorita para avançar com tranquilidade às fases eliminatórias, após uma campanha consistente nas Eliminatórias e o terceiro lugar na Copa América de 2024.Na prática, porém, o Uruguai apresentou um futebol desorganizado durante toda a fase de grupos, sem conseguir transformar posse de bola e pressão ofensiva em controle das partidas ou gols. A campanha também ampliou a sequência sem vitórias da seleção, que não vence desde outubro, quando superou o Uzbequistão em um amistoso, e marcou a segunda Copa do Mundo consecutiva em que a Celeste não consegue passar da primeira fase.A eliminação ocorre em meio ao aumento das críticas ao trabalho do treinador argentino. Lideranças do elenco, entre elas o maior artilheiro da história da seleção uruguaia, Luis Suárez, questionaram aspectos da gestão de Bielsa, especialmente a intensidade dos treinamentos e o direcionamento da equipe.Segundo a imprensa local, os capitães Federico Valverde, Rodrigo Bentancur, Manuel Ugarte e o goleiro Sergio Rochet se reuniram com Bielsa antes da partida contra a Espanha para manifestar preocupações em relação à carga física dos treinamentos e à abordagem tática adotada pelo treinador.Ainda de acordo com as reportagens, a conversa foi tensa, com jogadores argumentando que o excesso de trabalho físico estaria comprometendo o desempenho da equipe durante as partidas.O próprio Bielsa já havia dado sinais de que sua passagem pela seleção poderia chegar ao fim após o Mundial. Em maio, afirmou que seu “trabalho termina com a Copa do Mundo”.Depois de uma eliminação sem vitórias, marcada por atuações abaixo das expectativas e desgaste interno, o futuro do treinador à frente da seleção uruguaia parece cada vez mais incerto.Copa do Mundo: salário dos árbitros pode ultrapassar R$ 500 mil