Estudo pedido por Biden e barrado por Trump mostra risco em dose de álcool

Wait 5 sec.

Um estudo encomendado pelo governo do presidente Joe Biden para investigar os danos à saúde relacionados ao álcool foi divulgado de forma independente, depois que o governo do presidente Donald Trump decidiu não incluir as conclusões dos pesquisadores em novas diretrizes alimentares, devido à pressão da indústria de bebidas alcoólicas e de uma comissão do Congresso.As conclusões do estudo, publicado no Journal of Studies on Alcohol and Drugs, corroboraram anos de pesquisa, afirmando que os riscos à saúde aumentam com apenas uma dose de bebida alcoólica por dia e que nenhum nível de consumo de álcool tem efeito protetor contra a mortalidade. Mesmo níveis considerados “moderados” elevam o risco de morte prematura e de mais de 200 doenças, incluindo doenças cardíacas e câncer, constataram os pesquisadores.O novo estudo foi uma das duas revisões governamentais destinadas a ajudar a fundamentar as novas diretrizes alimentares. Divulgadas no início deste ano, as diretrizes recomendavam o consumo de “menos álcool para uma saúde geral melhor”. Os autores do estudo independente afirmam que as diretrizes não forneceram conselhos práticos detalhados sobre os riscos do consumo de álcool. Leia Mais É possível reverter danos do álcool ao corpo? Ciência responde Álcool aumenta risco de demência mesmo em pequenas doses, revela pesquisa Pressão arterial: novas orientações reforçam redução total do álcool Um dos funcionários envolvidos no estudo encomendado pela administração democrata de Biden acusou a administração republicana de Trump de “marginalizar” a pesquisa — alegação que a administração Trump nega.Robert Vincent, ex-funcionário da Administração de Serviços de Saúde Mental e Abuso de Substâncias (SAMHSA) responsável pelas políticas sobre álcool e que liderou o esforço de longa duração, fez as acusações em um editorial publicado juntamente com o estudo. Vincent foi demitido no ano passado como parte de uma redução de pessoal do governo .“Os desafios que as políticas sobre álcool enfrentam hoje não têm origem na incerteza científica”, escreveu Vincent. “O que permanece em disputa é se as evidências serão realmente úteis para orientar as políticas quando entrarem em conflito com interesses comerciais.”A disputa em torno do estudo ressaltou as relações cada vez mais tensas entre a comunidade médica e científica e o governo Trump, que questionou ou ignorou a ciência consolidada em suas políticas, demitiu diversos cientistas veteranos do quadro de funcionários federais e cortou verbas de pesquisa que, segundo seus defensores, ajudam a manter os EUA na vanguarda da inovação médica.A indústria e os republicanos do Congresso reagiram negativamente ao estudoApós a divulgação de um relatório preliminar do estudo no ano passado, a indústria de bebidas alcoólicas se mobilizou contra ele, lançando campanhas para desacreditar seu trabalho. O comitê de supervisão da Câmara dos Representantes também criticou o estudo, divulgando um relatório no início deste ano que o classificou como “repleto de vieses” e acusou os autores do estudo de terem predeterminado suas conclusões com base em pesquisas e afiliações anteriores.Emily Hilliard, porta-voz do Departamento de Saúde e Serviços Humanos dos EUA, negou qualquer sugestão de que o estudo não tenha sido levado em consideração.O Departamento de Saúde e Serviços Humanos (HHS) e o Departamento de Agricultura dos EUA “analisaram o estudo juntamente com o conjunto mais amplo de evidências científicas disponíveis e seguiram o processo estabelecido para o desenvolvimento das Diretrizes Alimentares para Americanos de 2025–2030”, disse ela. “As Diretrizes são baseadas na totalidade do registro científico, e não em um único relatório ou análise.”Vincent disse à Associated Press em entrevista que os pesquisadores foram rigorosamente investigados quanto a conflitos de interesse e que as conclusões eram cientificamente sólidas. Ele afirmou que, enquanto trabalhava no governo Trump, foi “solicitado a interromper o estudo”, mas não o fez. O Departamento de Saúde e Serviços Humanos (HHS) não respondeu imediatamente a essa alegação.Os resultados apoiam recomendações mais enfáticas sobre o consumo de álcoolNo início deste ano, o governo Trump divulgou novas diretrizes alimentares que aconselhavam o consumo de “menos álcool para uma saúde geral melhor”. Os pesquisadores afirmaram que não contestam essa recomendação, mas que suas descobertas apoiam uma recomendação mais detalhada e enfática para que os adultos que consomem bebidas alcoólicas ingiram uma dose ou menos por dia.“Fico feliz que a mensagem esteja de acordo com a nossa ciência, ou seja, menos é mais”, disse o Dr. Timothy Naimi, diretor do Instituto Canadense de Pesquisa sobre o Uso de Substâncias da Universidade de Victoria e um dos autores do estudo. “Mas fornecer informações sobre a quantidade é essencial para criar uma diretriz realmente informativa.”O estudo divergiu de outras pesquisas encomendadas pelo governo para auxiliar na elaboração das diretrizes alimentares sobre o assunto, as quais afirmavam que o consumo moderado de álcool estava associado a um risco reduzido de mortalidade por todas as causas, mas também a um risco aumentado de algumas doenças.Priscilla Martinez-Matyszczyk, uma das autoras do novo estudo e vice-diretora científica do Grupo de Pesquisa sobre Álcool do Instituto de Saúde Pública, afirmou que o estudo não analisou a mortalidade por todas as causas, mas sim examinou a mortalidade especificamente atribuída ao álcool para evitar fatores de confusão.Martinez-Matyszczyk também abordou uma questão levantada pelo Dr. Mehmet Oz, administrador dos Centros de Serviços de Medicare e Medicaid , em suas explicações sobre as novas diretrizes: que a bebida é “um lubrificante social que une as pessoas” e que, embora não beber seja preferível, socializar traz benefícios para a saúde.“Não tenho conhecimento de nenhum estudo que tenha separado o efeito social do efeito na saúde”, disse ela.A pesquisa está em consonância com outras descobertas recentesAs novas descobertas estão “em consonância com a ciência mais recente, que basicamente demonstra que, quando se trata de saúde, menos é mais”, disse Naimi.Por exemplo, um estudo de 2019 publicado na revista Lancet descobriu que o consumo moderado de álcool aumentava ligeiramente o risco de acidente vascular cerebral e hipertensão, sem oferecer efeitos protetores para a saúde.Acreditava-se que o consumo moderado de álcool trazia benefícios para o coração, mas métodos de pesquisa mais modernos refutaram essa ideia. Estudos antigos comparavam grupos de pessoas com base na quantidade de álcool que consumiam, em vez de designá-las aleatoriamente para beber ou não, o que impedia a comprovação de causa e efeito. Quando os pesquisadores ajustavam os dados considerando fatores como nível de escolaridade, renda e acesso a serviços de saúde, os benefícios tendiam a desaparecer.Segundo pesquisadores, cerca de metade dos americanos com 12 anos ou mais consumiram bebidas alcoólicas no último mês, tornando-as a substância viciante mais consumida nos EUA. Uma dose equivale a aproximadamente uma lata de cerveja de 355 ml, uma taça de vinho de 148 ml ou uma dose de destilado.